domingo, 22 de janeiro de 2012

SESC TV GRAVA DOCUMENTÁRIO PARA SÉRIE TEATRO E CIRCUNSTÂNCIA SOBRE O TPI

Sebastião Milaré e o cinegrafista

No sábado (14), uma equipe de técnicos da SESC TV, emissora de televisão do Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC-SP), esteve na Casa dos Artistas para gravar um documentário da série “Teatro e Circunstância” sobre o Teatro Popular de Ilhéus. 

Comandada por Amilcar Claro (diretor) e por Sebastião Milaré (crítico de teatro e roteirista), a equipe produziu e gravou entrevistas com Romualdo Lisboa (diretor do TPI), Elielton Cabeça (músico e ator), Ely Izidro e Tânia Barbosa (atores). Os quatro integrantes falaram da trajetória do grupo, desde a fundação em 1995, por Équio Reis, até os dias atuais. 

Antes da gravação, iniciada às 15h30min, Sebastião Milaré explicou o seu encantamento com Teatro Popular de Ilhéus: “o primeiro espetáculo que eu vi, do grupo, foi Teodorico Majestade. Para mim, é um espetáculo de uma qualidade estética incomum, muito especial. É um teatro que trabalha o cordel de uma maneira muito bonita e particular. Depois, eu vi o Inspetor Geral e essas qualidades foram confirmadas. O Teatro Popular de Ilhéus faz um diálogo permanente com sua cidade e seu povo, sem baratear, sem fazer gracinha. Na verdade, o TPI eleva esse diálogo ao nível de arte, buscando uma grande literatura. Esse é um caminho extraordinário”. 

O diretor Amilcar Claro ressaltou o caráter local do grupo, que já alcançou projeção nacional e internacional. “Eles são bons! E essa mistura do folclórico com o épico, de Gogol (escritor russo) com o cordel, é uma contribuição cultural muito interessante”. 

A direção da SESC TV ainda não definiu a data de exibição do documentário, mas a o Teatro Popular de Ilhéus, assim que souber, pretende fazer o anúncio à imprensa. 

Segundo o site da SESC TV, o canal “contempla a diversidade cultural, a valorização das identidades brasileiras, as manifestações regionais e a presença de valores universais. Sua programação é distribuída gratuitamente a todas as operadoras e retransmissoras de TV por meio de sinal digital”. Na Sky (operadora de tv por assinatura), a SESC TV está no canal 3.

Nenhum comentário: