terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CineClube Équio Reis

No mês de Janeiro o Cineclube Équio Reis homenageia um dos grandes mestre do cinema mudo e principal rival de Charles Chaplin, Buster Keaton, com um memorável especial, quatro filmes que marcaram a carreira do artista. Sempre às 19 horas, todas as terças-feiras de Janeiro na Casa dos Artistas, os cinéfilos de plantão e admiradores das obras do talentoso mestre do cinema mudo poderão conferir o que Keaton sabia fazer de melhor: conciliar direção e atuação em suas comédias. Ao todo ele colecionou 142 papéis e 46 direções, além de ter assumido roteiro, produção e edição de diversos títulos. Por sua tradição em manter as mesmas feições de seus personagens impassíveis, foi apelidado por críticos como “O Grande Cara de Pedra” e “O homem que nunca ri”. ENTRADA FRANCA


Dia 10 – Nossa Hospitalidade
Direção: John G. Blystone, Buster Keaton
Gênero: Comédia/Mudo
Ano: 1923
Duração: 74 min
Classificação: Livre

Um homem retorna para sua cidade natal, onde terá que enfrentar uma tradição entre sua família e outra família rival: seus antepassados tinham o costume de matarem-se. As coisas complicam quando ele apaixona-se pela filha do chefe da família rival, sem saber de sua procedência.


Dia 17 – Sherlock Jr
Direção: Buster Keaton
Gênero: Comédia/Mudo
Ano: 1924
Duração: 44 minutos
Classificação: Livre


Aspirante a detetive, um projecionista de cinema se vê em maus lençóis quando um rival rouba o relógio do pai da sua amada e o acusa. De volta ao seu trabalho, durante uma projeção, ele adormece e sonha que ele está em um filme, onde é o detetive da história, procurando por umas jóias roubadas.

Dia 24 – A General
Direção: Buster Keaton, Clyde Bruckman
Gênero: Comédia/Mudo
Ano: 1927
Duração: 75 minutos
Classificação: Livre


Johnnie ama sua locomotiva, a General, e Anabelle Lee. Quando a Guerra Civil começa, ele é rejeitado pelo serviço militar por ser mais valioso como engenheiro, e sua amada pensa que ele é um covarde. Johnnie, porém, prova sua coragem quando espiões da União capturam seus dois amores: a General com Anabelle a bordo.

Dia 31 – Capitão Bill Jr. 
Direção: Charles Reisner 
Gênero: Comédia/Mudo 
Ano: 1928 
Duração: 71 minutos 
Classificação: Livre

Keaton intepreta um jovem bem-educado e simplório que reencontra seu pai, o bronco capitão de um barco a vapor, e se vê forçado a enfrentar um magnata que pretende controlar todo o comércio e navegação ao longo do rio Mississipi.

Nenhum comentário: