segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Inspetor Geral estreia na Temporada Verão Cênico

O Inspetor Geral, peça de estreia da TemporadaVerão Cênico, estará no dia 19 de dezembro no Largo Quincas Berro D'Água, no Pelourinho, às 19h30. Comédia do Teatro Popular de Ilhéus, O Inspetor Geral apresenta texto em cordel, escrito por Romualdo Lisboa – que também assina a direção do espetáculo –, e traz outros elementos da cultura popular nordestina, como cancioneiro, xilogravura e teatro de bonecos.

No elenco, estão Hermilo Menezes, Tânia Barbosa, Potira Castro, Elielton Cabeça, Rogério Matos, Ely Izidro, Guilherme Bruno, Takaro Vítor e Aldenor Garcia. Para este trabalho, o grupo se inspirou no Movimento Armorial, encabeçado por Ariano Suassuna nos anos 1970.

O Verão Cênico, com 176 apresentações, é um estímulo à difusão, diversidade, acessibilidade e atuação do teatro baiano, e é fruto de uma parceria proposta pela FUNCEB. Dela participam 10 espaços culturais do estado, além de atores, atrizes, diretores e produtores do teatro da Bahia.

Na capital, os teatros parceiros são o Espaço Xisto Bahia, Sala do Coro do TCA, Teatro Gamboa Nova, Teatro Módulo e Theatro XVIII. No interior, fazem parte o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães (Jequié), Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista), Centro de Cultura de Porto Seguro (Porto Seguro) e o Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença). Com esta ação, a produção teatral contemporânea da Bahia é introduzida no calendário do verão, em sessões às segundas e quartas-feiras, e com performances nas ruas em variados dias.

O INSPETOR

Selecionado pelo SESI-SP no edital de montagens inéditas, O Inspetor Geral é a segunda parte da comédia Teodorico Majestade – As Últimas Horas de um Prefeito, estreada em 2007.

Em Teodorico, o prefeito é cassado, dando lugar ao vice. O Inspetor Geral apresenta os eventos que ocorrem com Gilton Munheca, ex-vice prefeito, depois de receber a notícia de que um inspetor do Governo Central visitará IlhaBela para saber a quantas andam a administração do lugar.

Fundado em 1995 pelo ator e diretor Équio Reis, o Teatro Popular de Ilhéus tem dezenas de montagens no currículo e faz intervenções artísticas nas comunidades de sua região.

Desde o início, as manifestações da cultura popular estiveram inseridas na tentativa de retomar a própria identidade cultural e o teatro popular como mecanismo de transformação social.

As ações se alinham à pesquisa sobre o Teatro Épico de Bertolt Brecht. O grupo se destaca pelo processo continuado de pesquisa estética, realizando temporadas na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

| Serviço |

O Inspetor Geral estreia na Temporada Verão Cênico

Local: Largo Quincas Berro D'Água, no Pelourinho

Data: 19 de dezembro, às 19h30

Nenhum comentário: