sexta-feira, 30 de julho de 2010

IMPROVISO, OXENTE” DEBATE CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA


          O Improviso, Oxente da última quarta-feira (28), na Casa dos Artistas, debateu a atuação do controle social através dos conselhos, fóruns e conferências, e o relacionamento com os poderes públicos. Vivaldo Mendonça (secretário executivo da associação dos municípios da região cacaueira), José Nazal (chefe de gabinete da prefeitura de Ilhéus e presidente do conselho de defesa do meio ambiente) e Maurício Corso (presidente da Fundação Cultural de Ilhéus) estimularam os participantes a exercitar a cidadania.
            Vivaldo Mendonça afirmou que o papel ativo dos conselhos tem favorecido uma nova postura do cidadão. Antes, o que se constatava eram muitas reivindicações e reclames. Hoje, os conselhos ocupam o espaço de maneira propositiva, influenciando os governos em suas ações. Ele ressaltou que neste instrumento democrático, não há lugar para a omissão: “quem se omite, permite, e quem permite é cúmplice”.
            Maurício Corso expôs sua experiência acumulada no projeto Caravana Cultural, desenvolvido pela Fundação que preside. Segundo ele, as comunidades visitadas pela “Caravana” têm contribuído ricamente com a elaboração do plano municipal de cultura. Corso também destacou o papel do conselho municipal de cultura, recém empossado, que no momento está iniciando um processo de revisão patrimonial de Ilhéus, através do cadastramento dos seus prédios históricos. O objetivo é promover a preservação da arquitetura de época.
            José Nazal, com 33 anos de vida pública, desde 1977 vem acumulando bagagem na esfera governamental. A experiência adquirida lhe permite dialogar facilmente com o “controle social”, segmento que também integra, uma vez que preside o CONDEMA (conselho de defesa do meio ambiente).   Otimista convicto, ele lembrou que a democracia avança a passos largos, pois quando iniciou sua trajetória, não havia instrumentos que possibilitassem a participação ativa dos cidadãos. Os conselhos, além do poder fiscalizador, têm plena capacidade de evitar que as mudanças de governo alterem o encaminhamento das políticas públicas.
            Em agosto, o Improviso, Oxente vai trazer uma nova série de debates, desta vez com a temática musical, abordando a história do Rock and Roll. O “Improviso” acontece nas quartas-feiras, sempre às 19:00 horas.

Nenhum comentário: