sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Fim de ano - um pouco de férias - muito trabalho pela frente

O ano que se encerra foi de grandes conquistas. Os grupos residentes da Casa dos Artistas estiveram em plena ebulição.
O Improviso Nordestino esteve em cartaz todos os meses, ora na Casa, ora em cidades vizinhas, participando de festivais ou em espetáculos na UESC. O grupo ganhou quatro prêmios do Festival Multiarte Firmino Rocha, em Itabuna.
O fim de ano marcou o início das gravações do primeiro cd do grupo, com a possibilidade de Jarbas Bittencourt, coordenador musical do Teatro Vila Velha, em Salvador, produzir o novo álbum "Ser Tão Mar Sertão" .


A Cia Boi da Cara Preta manteve o "Auto" que leva o nome do grupo em cartaz, encantando platéias de todas as idades. Iniciou o ano participando do projeto da Funceb "Mês do Teatro e Circo", quando circulou por cinco distritos de Ilhéus, homenageando Seu Oreco, mestre da Cultura Popular. Ganhou o prêmio de Melhor Espetáculo do Festival Multiarte Firmino Rocha, em Itabuna. Agora, o grupo se prepara para sua próxima montagem, baseada nas lendas da Lagoa Encantada.

O Teatro Popular de Ilhéus prepara a estréia do novo espetáculo "A Vida de Galileu", peça baseada no texto do dramaturgo alemão, Bertolt Brecht, com releitura de Romualdo Lisboa e músicas de Cabeça. O ano foi de muita pesquisa, em parceria com o Grupo de Astrofísica da UESC. Tudo começou com 2 indicações ao Prêmio Braskem de Teatro - Melhor Texto (Romualdo Lisboa) e Melhor Ator (Ely Izidro), pelo espetáculo Teodorico Majestade - as últimas horas de um Prefeito.

O apagar das luzes de 2009 chegou com duas boas notícias. Um projeto do Grupo de Astrofísica da UESC, que inclui a circulação da peça Vida de Galileu por 10 cidades, foi aprovado, e tem início marcado para março de 2010. A outra "boa nova" é que o espetáculo. Teodorico Majestade - as últimas horas de um Prefeito, foi selecionado pelo Programa Caixa Cultural, para uma temporada de apresentações, em setembro de 2010, no Teatro de Arena da Caixa, no Rio de Janeiro.


Em 2009 implantamos o Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas, mais um Ponto de Cultura da Bahia. É isso! Somos Ponto de Cultura! Problemas aconteceram, mas o Cineclube Équio Reis está em funcionamento, e é frequentado por um bom público.

Vem aí o Tome Teatro, 12 horas de teatro, música, dança e o que vier, no dia 27 de março, e também, a 1ª Mostra de Cinema Baiano, capitaneada por Elson Rosário e Rogério Matos.

Agora, teremos um curto período de férias, pelo menos até 4 de janeiro, quando os ensaios, gravação de cd e a programação da Casa dos Artistas serão retomados. O ano de 2010 promete muito trabalho e muita arte!

FELIZ ANO NOVO! É o que deseja, a todos os amigos da Cultura, os artistas e grupos da Casa dos Artistas de Ilhéus!!!

Nenhum comentário: