terça-feira, 8 de setembro de 2009

Improviso, Oxente! aborda comunicação e cotidiano


A relação entre os meios de comunicação e a sociedade continua sendo o tema central do projeto de debates Improviso, Oxente!, da Casa dos Artistas de Ilhéus. Excepcionalmente, o primeiro encontro do mês será nesta sexta-feira (11) e terá como convidada a doutora em Comunicação e Semiótica, Marlúcia Rocha, que falará sobre a mídia e o cotidiano. Com entrada franca, as próximas discussões acontecerão às quartas-feiras.

Durante o mês de agosto, os debates do Improviso, Oxente! foram mais voltados aos meios de comunicação. No dia 18, o fotógrafo José Nazal e a professora Julianna Torezani falaram sobre a fotografia, que completou 170 anos de descoberta. Ambos contaram um pouco da história da arte e como ela vem mudando com as novas técnicas. “Antes, os fotógrafos preparavam as chapas, escolhiam o objeto a ser registrado e precisavam ter domínio do processo de revelação. Desde a primeira câmera compacta, em 1904 pela Eastman, hoje Kodak, o fotógrafo teve alguns papéis tirados”, explicou Julianna. Já Nazal lembrou que um bom profissional precisa de muita sensibilidade para escrever com a luz.

O rádio foi o tema do Improviso, Oxente! de 25 de agosto, quando a Casa dos Artistas recebeu o diretor da Rede Morena, Marcel Leal. O bate papo foi acompanhado por membros do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus. O convidado da noite falou um pouco sobre o papel social que o rádio deve exercer, uma vez que são concessões públicas, e como os avanços tecnológicos estão alterando a relação com a comunidade. “Hoje, qualquer pessoa pode ter sua rádio on-line. A transmissão digital permite que as emissoras não dependam de estúdios para transmissão. Com a pluralidade, os melhores serão destacados por sua qualidade”, disse Marcel.


O Improviso, Oxente! está sendo organizado pelo Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas, um dos contemplados do projeto Pontos de Cultura da Bahia. Para seu coordenador, Felipe de Paula, “a iniciativa é formatada para que qualquer pessoa possa expressar sua opinião e enriquecer o conteúdo da conversa”.

Nenhum comentário: