quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Improviso, Oxente! foi temperado com Pimenta


Seguindo com as discussões a respeito da relação entre os meios de comunicação e a sociedade, para falar sobre internet, o Improviso, Oxente! recebeu o advogado e jornalista Ricardo Ribeiro, do site Pimenta na Muqueca. Na noite do último dia 28, ele contou sua experiência à frente da página virtual, que surgiu há três anos como um blog despretensioso e se tornou referência para o jornalismo regional.

No projeto de debates da Casa dos Artistas de Ilhéus, Ricardo falou sobre algumas características do site, que não apenas funciona como fonte de informação, mas também prestação de serviço à comunidade. “A instantaneidade das respostas e a interatividade com o público são as marcas principais. Através de algumas denúncias, conseguimos até mobilizar ações do poder público, que chegou a tapar buraco em rua, depois que postamos a nota”, destacou.

Nascido com o formato de diário virtual, o Pimenta na Muqueca tem ainda como responsáveis os jornalistas Davidson Samuel e Domingos Matos. A página ganhou maior notoriedade durante a cobertura do processo de cassação do prefeito Valderico Reis, em 2007. “Montamos nossa base na Câmara de Vereadores de Ilhéus e atualizávamos a página a cada minuto. O aumento das visitações e a repercussão nas ruas foram enormes. Foi daí que percebemos a força do meio”, informou.

Ricardo Ribeiro também falou um pouco sobre sua vida profissional e a paixão pelo jornalismo, que surgiu ainda nos tempos de escola. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz em 1999 e com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele trabalhou em jornal, rádio e assessorias de comunicação. A respeito da internet, o jornalista disse que é o meio que possibilita maior liberdade com baixos custos.

Seguindo à risca o nome do projeto, a noite foi marcada por improvisações. Conduzidos pela sanfona de Daniel Neto e a percussão de Davi Melo, o público foi inserido na participação, marcando a música com palmas e cantando. A segunda intervenção artística da noite foi a esquete dos atores Guilherme Bruno e Rui Penalva.

O bate papo com um dos responsáveis do site Pimenta na Muqueca foi acompanhado por profissionais da imprensa e blogueiros da cidade. Para o coordenador do Núcleo de Produção Audiovisual, Felipe de Paula, a edição do Improviso, Oxente! também é voltada para a população em geral. “Todos são afetados pelos meios de comunicação em seus cotidianos. Queremos trocar impressões e promover debates”, disse.

O projeto Improviso, Oxente! e o Cineclube Équio Reis são promoções do Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas, um dos contemplados do projeto Pontos de Cultura da Bahia. Administrado pelo grupo Teatro Popular de Ilhéus, o espaço é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado e Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura.

Nenhum comentário: