segunda-feira, 27 de julho de 2009

Internet e sociedade serão temas do Improviso, Oxente!


A relação entre os meios de comunicação e a sociedade é o assunto central da nova edição do Improviso, Oxente!, projeto de debates da Casa dos Artistas de Ilhéus. Nesta terça-feira (28) a partir das 19 horas, o centro das discussões será a internet. E, para falar sobre o tema, foi convidado o advogado e blogueiro do Pimenta na Muqueca, Ricardo Ribeiro.

Para o coordenador do Núcleo de Produção Audiovisual, Felipe de Paula, a atual edição do projeto Improviso, Oxente! será enriquecedora não apenas para os profissionais da comunicação, mas também a população em geral. “Vivemos na sociedade da informação e do conhecimento. Convidamos todos a trocar impressões sobre como seus cotidianos são influenciados pelos meios de comunicação e como eles vêm sendo afetados pelas novas bases sociais”, afirmou.

Entre os próximos temas e convidados do Improviso, Oxente! estão: televisão, com o professor Marcelo Pires; rádio, com o diretor da Morena FM, Marcel Leal; e quadrinhos, com o roteirista Carlos Eugênio Baptista (Patati). Para os dias 18 e 19 de agosto, está programado ainda o Seminário de Fotografia, comemorando o Dia Mundial da Fotografia. Para ocasião, serão convidados especialistas e profissionais da área.

Outra atividade regular da Casa dos Artistas de Ilhéus é o Cineclube Équio Reis. Todas as quintas-feiras às 19h, são exibidos filmes que estão fora do circuito comercial. No dia 30, estará em cartaz Quanto vale ou é por quilo, de Sérgio Bianchi. O longa-metragem brasileiro faz uma comparação entre o comércio de escravos e a atual exploração da pobreza pelas instituições de fachada. Para comentar a obra, foi convidada a professora Valéria Amim.

O projeto Improviso, Oxente! e o Cineclube Équio Reis estão sendo promovidos pelo Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas, um dos contemplados do projeto Pontos de Cultura da Bahia. Administrado pelo grupo Teatro Popular de Ilhéus, o espaço é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado e Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura.

E a comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito volta ao palco do Teatro Pedro Mattos, da Casa dos Artistas. Com duas indicações ao prêmio Brakem de Teatro, o espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus apresenta nova estrutura, mas com o riso garantido à plateia. Como se saída de um livreto de cordel, a peça narra a história do prefeito Teodorico, que depois de muitas falcatruas, vê-se acuado em seu gabinete. A apresentação será nesta sexta (31), às 20 horas.

A Casa dos Artistas também continua com a exposição Memórias da Indústria de Ilhéus, organizada pelo SESI. A iniciativa faz parte do projeto Proteção e Resgate Cultural da Indústria de Ilhéus e pode ser conferida, gratuitamente, até o final do mês. A visitação é aberta das 14h30min às 18h30min.
Fotos: Felipe de Paula

Nenhum comentário: