segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nova intervenção artística encena atos de violência

Foto: Felipe de Paula


As pessoas que estavam no Centro de Ilhéus no final da tarde da última sexta-feira (08) foram surpreendidas por diversas cenas de violência montadas pelo Teatro Popular de Ilhéus. Brigas de torcedores, assassinatos, estupros, estrangulamentos e torturas foram retratados pelos atores e atrizes do grupo, dando prosseguimento à série de intervenções artísticas Outros Olhares, iniciada em fevereiro.

Os integrantes do Teatro Popular de Ilhéus foram orientados a não falar em momento algum. Eles montavam as cenas de violência e ficavam imóveis, como manequins vivos. A reação das pessoas que assistiam os atos foram as mais diversas. Enquanto alguns riam, outros desviavam o olhar, tentavam chegar mais de perto, faziam perguntas sobre o que havia acontecido ou, simplesmente, ignoravam.

A intervenção artística percorreu vários pontos do Centro de Ilhéus, a fim de atingir o maior número de pessoas. A cena que mais chamou atenção foi a da chacina, montada no ponto de ônibus da Praça Coronel Pessoa. O grupo ficou no chão, coberto por um pano, enquanto um dos atores simulava estar disparando com um revólver. “Eu senti medo e vontade de fugir. A sensação não foi nada boa”, declarou a funcionária pública Aldeneide Nunes.

Segundo o diretor do grupo, Romualdo Lisboa, “com esta ação, o principal objetivo é provocar a comunidade a ter novos pontos de vista sobre assuntos inseridos, desapercebidamente, no cotidiano”. Após a intervenção, o elenco do Teatro Popular de Ilhéus se reuniu na Casa dos Artistas para falar sobre as impressões obtidas com a experiência. “Desta vez o público foi mais impactado que a primeira, quando simulamos ser mendigos bem vestidos”, disse o ator Rui Penalva.

Os atores e atrizes que participaram da intervenção Outros Olhares integram o elenco da nova produção do Teatro Popular de Ilhéus: A vida de Galileu, de Bertolt Brecht. Para a montagem do espetáculo, o grupo também vem participando do Improviso, Oxente!. Com entrada franca, o projeto de debates acontece todas as quartas-feiras a partir das 19 horas, na Casa dos Artistas. A convidada desta semana será a professora Maristela Toma, que falará sobre monstros no imaginário das navegações.

Nenhum comentário: