segunda-feira, 30 de março de 2009

Público assiste a 12 horas de espetáculos no Tome Teatro!

Foto: Felipe de Paula

Teatro, dança, música, poesia, cordéis e repentes foram os ingredientes das 12 horas ininterruptas de espetáculos do Tome Teatro!, evento promovido pelos grupos residentes da Casa dos Artistas de Ilhéus. Comemorando o dia do teatro e do circo, das 10 às 22 horas aconteceram apresentações culturais em dois palcos paralelos, montados em frente ao espaço cultural.

O diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, considerou o Tome Teatro! um sucesso, uma vez que o público compareceu e permaneceu das 10 às 22 horas. “Tivemos como objetivo incentivar a formação de platéia, já que a arte não existe sem pessoas dispostas a assisti-la. Por isso, aproveitamos para lançar a campanha Vamos ao Teatro, incentivando todos a prestigiar as produções dos diversos grupos e espaços culturais do município”, declarou.

A plateia do Tome Teatro! não assistiu apenas a diversos espetáculos. Entre as atrações, quando o público virava as cadeiras para o palco onde aconteceria a apresentação seguinte, foi contado um pouco sobre a história do teatro e sua importância para a humanidade. A abertura e o encerramento do evento ocorreram com a encenação de O Fiscal e a Fateira, do Teatro Popular de Ilhéus.

Para realizar a maratona artística, os integrantes dos três grupos residentes da Casa dos Artistas – Teatro Popular de Ilhéus, Improviso Nordestino e Cia Boi da Cara Preta – revezaram-se nas apresentações, que contaram com a participação voluntária de convidados de Ilhéus e Itabuna. Entre os integrantes estavam Palha Assada, Teatro Total, Arte Viva Perna de Pau, Colégio Estadual de Ilhéus, Trupe Estripulia de Teatro e Cia Trapizonga de Teatro. As companhias de dança Garcia Fernandes, A-RRISCA e Soanne Marry também marcaram presença. Ainda o quarteto musical Chorinho Brasil, o cantor Carlos Silva, o repentista Azulão Baiano e o cordelista Gilton Thomaz figuraram no Tome Teatro!.

A estrutura de som, iluminação, palcos, toldos e cadeiras do Tome Teatro! recebeu o apoio da Prefeitura, Fundação Cultural de Ilhéus, Instituto Floresta Viva e vereador Gurita. Ainda foram colaboradores da iniciativa Diretoria Municipal do PT e o assessor da CDL, Marcos Pennha. “É muito importante que não deixem de haver interessados em investir na cultura, que é um direito de todo cidadão”, disse Romualdo Lisboa.

O diretor da Casa dos Artistas ainda lembrou que, no ano passado, a Prefeitura assinou convênio com o espaço cultural. “Ainda não obtivemos qualquer resposta nestes três meses acerca da renovação, mas contamos com a sensibilidade dos governantes municipais para que continuem colaborando com nossos trabalhos, que visam sempre a promoção e manutenção da cultura popular”, ressaltou.

Veja mais fotos no álbum do Picasa:

Nenhum comentário: