quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Improviso, Oxente! ouve propostas de Dr. Ruy para a cultura de Ilhéus


Fotos: Karoline Vital

Dando continuidade aos debates sobre “Políticas Públicas para Cultura”, o Improviso, Oxente! da última quarta-feira (17), teve como convidado o candidato a prefeito do PT, Dr. Ruy Carvalho. Na oportunidade, ele apresentou suas propostas para o fomento da cultura em Ilhéus e ouviu do público idéias para o setor. A mediação foi feita pelo coordenador de Audiovisual da Casa dos Artistas, Felipe de Paula.

Dr. Ruy começou sua exposição falando que a cultura é importante para a manutenção da identidade de um povo e por isso merece atenção especial dos governantes. “Cabe ao gestor público dar condições para que o povo desenvolva as suas manifestações culturais, que não estão restritas apenas às artes”, afirmou o candidato do PT.

Caso seja eleito prefeito de Ilhéus, Dr. Ruy disse que a política cultural do município será debatida junto aos segmentos culturais, de forma democrática, descentralizada e tecnicamente capaz. Ele ainda se lembrou da importância de Pedro Mattos, ator e diretor ilheense que dá nome ao teatro da Casa dos Artistas e que lutou pela promoção da cultura no município. Se estivesse vivo, aniversariaria nesta quinta-feira (18).

Intercalando as exposições do candidato com as perguntas e sugestões do público, a cantora Cris Passos e o guitarrista Binho, ambos do grupo Palha Assada, foram a atração musical do último Improviso, Oxente! O ator Marcelo Novais completou a improvisação, marcando o ritmo na percussão.

Assim como foi feito com os candidatos anteriores, Dr. Ruy recebeu a proposta de criação do Programa Municipal de Fomento à Cultura, projeto de Lei com sugestões sobre como apoiar, manter e criar projetos de pesquisa e produção cultural. Acompanhado de sua candidata a vice-prefeita, Vânia Paraíso, o convidado elogiou a iniciativa da Casa dos Artistas em trazer para debate um tema de grande importância para a promoção da cidadania.

A programação do Improviso, Oxente! sobre “Políticas Públicas para Cultura” segue na próxima quarta-feira (24) com Cacá Colchões, do PR. E, encerrando, no dia 1º de outubro, Dr. Espírito Santo, do DEM. Todos se comprometeram que, sendo eleitos, voltarão mais três vezes à Casa dos Artistas. Estes encontros servirão para a construção participativa de um plano de políticas públicas voltado para a cultura. O projeto acontece todas as quartas-feiras, a partir das 19 horas e a entrada é franca.

Nenhum comentário: