quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Casa dos Artistas de Ilhéus terá Núcleo de Produção Audiovisual

Como reforço na promoção da cultura regional, a Casa dos Artistas de Ilhéus contará, ainda neste ano, com o Núcleo de Produção Audiovisual. Isso será possível graças a aprovação do projeto do Ponto de Cultura, elaborado pelo Teatro Popular de Ilhéus, grupo residente do espaço cultural. O resultado oficial foi divulgado nesta terça-feira (02), no Diário Oficial do Estado.

O Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas foi classificado como o segundo melhor projeto do Território Litoral Sul, que teve nove aprovados. “Esta foi uma grande conquista que ajudará a incentivar ainda mais a produção cultural da nossa região, além de ajudar a formar novos profissionais”, disse o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa.

Selecionado através do edital de Pontos de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o projeto do Teatro Popular de Ilhéus apresentou a proposta da criação de um local que funcionasse como ferramenta de promoção e resgate da cultura regional através da produção de materiais audiovisuais. Apesar de funcionar na Casa dos Artistas, o Núcleo estará aberto a toda comunidade, que poderá apresentar propostas de produção e participar das atividades que serão promovidas.

Sob a coordenação do comunicólogo Felipe de Paula, o Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas também abrirá editais para que a comunidade possa inscrever projetos a ser executados pelo setor. “O espaço promoverá ainda a capacitação de novos profissionais no segmento, através de oficinas e cursos sobre técnicas e processos de produção”, complementou o coordenador.

O Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas será dividido em dois setores básicos: vídeo e áudio. O primeiro será responsável pela documentação das manifestações culturais desenvolvidas no município, bem como possibilitar novas produções. O segundo abrirá espaço para a gravação de CDs de bandas Alternativas de todo o Território Litoral Sul, trilhas sonoras para espetáculos e produção de peças radiofônicas.

Nenhum comentário: