sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Candidatos a prefeito de Ilhéus discutem políticas para cultura no Improviso, Oxente!

Fotos: Karoline Vital

Depois de abordar o levante dos escravos do Engenho de Santana, o projeto Improviso, Oxente! da Casa dos Artistas de Ilhéus convidou os cinco candidatos a prefeito de Ilhéus para falar sobre “Políticas Públicas para Cultura”. As discussões foram abertas na noite da última quarta-feira (03), com a presença do candidato do PSOL, André Luiz Fonseca. A mediação foi feita pelo coordenador de Audiovisual do espaço cultural, Felipe de Paula.

Segundo o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, a idéia do Improviso, Oxente! não é apenas ser um espaço para a comunidade conhecer os projetos dos candidatos a prefeito voltados ao setor cultural, mas também servir para que todos possam opinar. “As políticas públicas definem exatamente como o governo tem que atuar em determinada área e isso tem que acontecer através da criação de um sistema de cultura”, afirmou o diretor.

Além de abrir espaço para apresentação de idéias e opiniões para os rumos do setor cultural do município, ao participar do projeto Improviso, Oxente! os candidatos a prefeito receberão a proposta de criação do “Programa Municipal de Fomento à Cultura”. O documento traz sugestões sobre como apoiar, manter e criar projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção cultural.

Durante o último Improviso, Oxente!, o candidato do PSOL apresentou como proposta o resgate das raízes culturais do município. De acordo com André Luiz, a cultura é revolucionária e um agente transformador. “Ao descobrir e valorizar suas origens, o povo se fortalece e passa a se valorizar ainda mais”, declarou o candidato.

Com entrada franca, o Improviso, Oxente! não fica limitado aos debates e também é constituído de participações artísticas. Na última noite, o músico Cabeça marcou presença no projeto. Cantando e tocando violão, o integrante do Improviso Nordestino, grupo residente da Casa dos Artistas, ajudou a descontrair as discussões.

Até o dia 1º de outubro, todas as quartas-feiras às 19 horas, o Improviso, Oxente! receberá um candidato para discorrer sobre o tema central: “Políticas Públicas voltadas para a Cultura”. O próximo participante será Newton Lima, do PSB, que visita a Casa dos Artistas no dia 10. Todos os convidados se comprometeram que, sendo eleitos, voltarão outras três vezes para construir, junto com os participantes, um plano de políticas públicas.

Nenhum comentário: