segunda-feira, 14 de julho de 2008

Teatro Popular de Ilhéus apresenta peça a educadores e comunidade

Fotos: Felipe de Paula

O grupo residente da Casa dos Artistas, Teatro Popular de Ilhéus, apresentou a peça Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito a profissionais da educação e aos moradores do bairro Teotônio Vilela. O espetáculo foi encenado na tarde do sábado (12) no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, durante o Educar Bahia, e à noite, na creche Emília de Brito Correia.

A montagem conta a história de Teodorico Majestade que, depois de muitas falcatruas na prefeitura da cidade fictícia de Ilha Bela, precisa decidir se renuncia ou é linchado pelo povo. “Utilizando o bom humor, o espetáculo é uma crítica dura à corrupção”, explica o diretor da Casa dos Artistas e do espetáculo, Romualdo Lisboa.

Ainda segundo Romualdo, o objetivo é levar a peça do Teatro Popular de Ilhéus a outras comunidades da cidade. “Em época de campanha eleitoral, precisamos incentivar a população a refletir muito antes de ir às urnas”, declarou. Com ingressos a preços populares, o espetáculo deverá ser apresentado em centros comunitários, igrejas, escolas e associações de várias localidades de Ilhéus.

Mesmo sendo formadas por públicos diferentes, as reações das platéias diante do espetáculo foi bastante parecida. Os educadores que participaram do seminário promovido pelo Ibec riram e se revoltavam com os trambiques dos personagens. Os moradores do bairro Teotônio Vilela também de divertiram e torciam pela queda do prefeito corrupto. “Teodorico Majestade procura despertar nos espectadores o sentimento de que são responsáveis por quem elegem e devem exigir o cumprimento de seus direitos”, disse o diretor.

Nenhum comentário: