segunda-feira, 5 de maio de 2008

Espetáculo musical marca lançamento da programação da Casa dos Artistas

foto: Anabel Cavalcanti

A programação de maio e junho da Casa dos Artistas de Ilhéus foi lançada na noite do último sábado (3) com o musical Cálix Bento, do grupo Improviso Nordestino. Após a apresentação, o diretor do espaço cultural resumiu as novidades: “Teremos a participação de companhias regionais e de outros estados. Em junho, teremos um ciclo de debates, com a presença do secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles”, informou à platéia.

O lançamento da nova programação da Casa dos Artistas estreou os ventiladores instalados no Teatro Pedro Mattos, doados pela Utility do Nordeste. O analista administrativo da empresa, Dermival Herculano Neto, esteve presente no evento e elogiou o trabalho do espaço. “É com muita satisfação que ajudamos a deixar o lugar ainda mais agradável”, declarou.

Após o espetáculo Cálix Bento, o público foi convidado para degustar beijus feitos na hora, nas dependências da Casa dos Artistas. Com o clima de descontração, os presentes puderam apreciar as obras de arte e os cordéis expostos na Galeria Hans Koella.

Além dos espetáculos dos grupos da Casa dos Artistas, companhias regionais também terão espaço como o Grupo de Teatro de Corpo e Alma, com a peça Credo em Cruz Ave-Maria; o Grupo Maktub Performances, trazendo Das matas ao progresso. A Casa do Boneco de Itacaré também está incluída com o espetáculo de bonecos: Vamos para a festa pelo caminho da floresta.

A “Outra Companhia de Teatro” marcará presença no mês de junho, na Casa dos Artistas, com o espetáculo Arlequim - Servidor de Dois Patrões. E, no mesmo mês, a Companhia Ensaio Aberto, do Rio de Janeiro, estará no espaço cultural com o monólogo Estação Terminal, apresentado em Londres.

Outra novidade é o projeto Teatro de Grupo – Estratégias de Sobrevivência, que acontecerá entre 12 e 14 de junho, em parceria com a Fundação Cultural da Bahia. Estarão reunidos nomes importantes do teatro nacional, além do secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, e do superintendente de Produção Cultural, Paulo Henrique de Almeida.

O projeto Improviso, Oxente! continua na programação da Casa dos Artistas. Neste bimestre, os debates intercalados por participações artísticas começarão mais cedo, às 19 horas. Os temas girarão em torno do Porto Sul. O primeiro encontro, no dia 07, terá como convidados o diretor do Instituto Floresta Viva, Rui Rocha e o grupo Palha Assada.

A programação musical da Casa dos Artistas continua com o projeto Ritmos da Casa, às 19 horas dos domingos. A novidade para o próximo mês será o espetáculo Brasil Através da Música, que irá embalar o horário de almoço das sextas-feiras. Idealizada pelo maestro Letto Nicolau e o músico Marcelo Padre, a iniciativa vai passear por ritmos e brasileiros e composições de grandes nomes da música nacional.

Nenhum comentário: